Aumentar a eficiência dos serviços prestados pelo estado de Santa Catarina: esse é o nosso propósito!

Quem somos

Somos o Escritório de Gestão de Processos (EPROC) e nosso objetivo é apoiar todos os órgãos do poder executivo de SC na compreensão e gestão de seus processos, a fim de reduzir o risco de erros, minimizar os custos operacionais e ganhar agilidade.

Para isso, buscamos disseminar a cultura para transformação e melhoria contínua de processos a partir de capacitação, ferramentas e apoio metodológico alinhados à estratégia governamental e às necessidades da sociedade.

Trabalhamos para gerar melhoria na qualidade dos serviços prestados, focar na produtividade e tirar proveito das tecnologias disponíveis em prol do cidadão catarinense!

Histórico do EPROC

A origem do EPROC está relacionada à publicação do Decreto Estadual nº 188, de 26 de Maio de 2015. Esse decreto instituiu o programa “Estado na Medida” que objetivava aumentar a capacidade do governo em prestar serviços à sociedade, baseado na ideia de que um Estado eficiente busca o gerenciamento consciente de seus processos e recursos. Esse programa estabeleceu ações para a implantação de um Modelo de Governança por Processos e para a readequação da força de trabalho no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Com a publicação do Decreto Estadual nº 1.290, de 5 de Setembro de 2017, já sob a gestão da Secretaria de Estado da Administração, o EPROC ampliou o escopo de suas atividades para além da determinação do programa “Estado na Medida”, assumindo a responsabilidade de implantar o Modelo de Governança e passando a configurar-se como uma instância normativa e orientadora das ações relacionadas à gestão por processos no âmbito do Poder Executivo Estadual.

  • 2007 - LC 381

    Fundamentos conceituais da estrutura organizacional, modelo de gestão e cultura organizacional da Adm. Pública Estadual.

  • 2015 - DEC 188

    Institui o projeto Estado na Medida.

  • 2016 - DEC 912

    Torna o Estado na Medida um programa. Cria o Escritório de Gestão de Projetos e Processos.

  • 2017 - DEC 1290

    Separa e cria o Eproc.

  • 2018 - IN 2

    Institui o Modelo de Governança por Processos e estrutura o Eproc.

  • 2019 - LC 741

    Modelo de gestão por indicadores, transparência, inovação e melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Assista ao nosso vídeo institucional!​

Missão

Conectar pessoas e tecnologias, por meio do Gerenciamento de Processos de Negócio, proporcionando a melhoria dos serviços prestados à sociedade catarinense.

Visão 2021

Consolidar a cultura de gestão por processos como estratégia para melhoria dos serviços prestados pelo Estado de SC.

Valores

Trabalho em equipe, ética e transparência, otimismo, inovação, respeito ao servidor, capacidade de aprender e compartilhar conhecimento.

Otimismo – acreditamos no que fazemos, e acreditamos que saber enxergar o lado bom em qualquer situação aumenta nossa capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir às pressões do dia a dia.

Profissionalismo – nossa atuação é pautada no comprometimento com a ética,no cultivo de um diálogo aberto e honesto, no compromisso com a excelência e foco no alcance de resultados expressivos.

Respeito ao servidor – pessoas são insubstituíveis. Trabalhamos para que o servidor público possa atuar como agente de transformação na construção de uma sociedade melhor.

Capacidade de aprender – acreditamos que o ontem será sempre diferente do amanhã. Assim, buscamos cultivar uma atitude de querer aprender e se adaptar às mudanças, nos aprimorando continuamente e tratando os problemas como oportunidade para crescimento.

Inovação – estimulamos a criatividade e a inquietude na busca de melhorias em um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para propor e compartilhar ideias.

Preocupação com um futuro melhor – quando olhamos para o futuro ele se modifica à luz desse olhar, acreditamos que somos responsáveis pelo futuro e agimos com o intuito de fazer com que a administração pública se aproxime dos cidadãos e alcance de forma mais efetiva os anseios da sociedade.

Equipe

Marcelo Eduardo Schubert​

Coordenador Geral​

Giovana Paludo​

Analista de Processos​

João Leandro Rozone de Souza​

Analista de Processos​

Carla Silva Machado​

Assistente Administrativa​

Vitória Gonçalves Susin

Estagiária

Estratégia

Mapa estratégico

O mapa estratégico foi desenvolvido com base em 3 perspectivas, utilizando a metodologia BSC adaptada ao setor público. Por se tratar de um serviço que não é prestado diretamente ao cidadão, optou-se por adotar uma perspectiva dos clientes.

Monitoramento

Projeto que visa aumentar a eficiência no serviço público por meio da análise da tramitação e redesenho dos processos em busca de melhorias com o envolvimento dos servidores públicos na disseminação de cultura de processos digitais no Estado de Santa Catarina.
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