Difundir a cultura de Gestão por Processos, orientando os órgãos e entes do Poder Executivo a remodelar seus processos buscando aumentar a eficiência do Estado de Santa Catarina. 

Este é o principal objetivo da Oficina Eproc de Introdução à Gestão por Processos, realizada com servidores da Secretaria de Infraestrutura nos dias 24 de junho e 9 de julho.

No primeiro dia foram introduzidos conceitos básicos de BPM (Business Process Management), além da apresentação da origem do Eproc, o Modelo de Governança por Processos e a metodologia criada pelo escritório para transformação e melhoria de processos. Os participantes foram divididos em grupos para contextualizar a situação atual de um processo real da secretaria, por meio do preenchimento do Canvas Eproc de Análise de Processos.

Já no segundo dia foram abordados o tema inovação a partir de BPM, os aspectos do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE) e foram introduzidos os principais elementos da notação utilizada para desenho de processos (BPMN 2.0). Ao final, os grupos voltaram-se aos seus processos a fim de redesenhá-los visando o aprimorar a eficiência.

“Buscamos com a oficina esclarecer a importância e os benefícios de se pensar no órgão como um conjunto de processos os quais ultrapassam as divisões hierárquicas, funcionais e até mesmo organizacionais. Assimilando essa questão, fica fácil perceber a necessidade de gerir estes processos para que se alcance uma maior eficiência. Nesse sentido, além de introduzir aos servidores como essa gestão pode ser feita, deixamos claro que todos do Eproc-SC estamos à disposição para orientar e auxiliar em todas as iniciativas de Gestão de Processos da Secretaria de Infraestrutura e de todos os órgãos do Poder Executivo de Santa Catarina” declarou João Leandro, analista de processos do escritório.

Deixe uma resposta

Fechar Menu