O ano de 2019 começou movimentado no EPROC. Tivemos a saída de alguns integrantes e a entrada de outros, além do reposicionamento do escritório dentro da estrutura organizacional da Secretaria.

Em meio a isso, a nova gestão do Governo de SC colocou a Gestão por Processos em destaque, como parte de uma ampla estratégia para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão catarinense.

Por isso, o trabalho por aqui foi intenso. Ao longo do ano, o escritório esteve envolvido em ações de melhoria de mais de 80 processos, não apenas da Secretaria de Administração, mas também do Tribunal de Contas do Estado, da Secretaria de Infraestrutura (SIE), entre outros.

Com base na metodologia desenvolvida pelo EPROC ao longo dos anos anteriores e já consolidada pelo escritório, foram ministradas duas oficinas de Introdução à Gestão por Processos, no Imetro/SC e na Secretaria de Infraestrutura (SIE). Essas oficinas são realizadas com o intuito de disseminar a cultura de gestão por processos, bem como treinar integrantes para utilizarem a metodologia do EPROC e difundi-la nos seus órgãos. Após a oficina, o escopo desse trabalho aumentou e hoje seguimos acompanhando a melhoria de outros processos da SIE.

Ao longo do segundo semestre, o EPROC, juntamente com o Escritório de Gestão de Projetos (Eproj), participou do desenvolvimento e acompanhamento do Projeto de Consultoria Disciplinar, uma parceira entre o Governo de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O projeto oportunizou aos estudantes de quatro disciplinas dos cursos de graduação e mestrado em Administração Pública da UDESC, realizar trabalhos para solucionar problemas reais do estado. O Eproc deu suporte aos 10 trabalhos desenvolvidos na disciplina Gestão de Sistemas de Informação, ministrada pelo professor Dr. Denilson Sell.

No entanto, talvez o trabalho mais desafiador realizado em 2019, tenha sido o planejamento para a contratação de uma empresa de consultoria em gestão por processos para atender a todo o estado. Devido à estrutura enxuta do EPROC – enceramos 2019 com sete integrantes – tornou-se difícil atender os xx órgãos/entidades do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina.
Por esse motivo, optou-se por contratar uma empresa especializada que, utilizando a metodologia e com apoio e supervisão do EPROC, consiga trabalhar um número maior de processos simultaneamente. Para que a contratação seja efetivada em 2020, foi necessário definir a melhor forma de contratação, estimativa de demanda e um modelo adequado para a execução do serviço em larga escala, aspectos que convergiram na publicação do edital em dezembro de 2019.

Esse foi o nosso 2019: de muitas mudanças, erros, acertos e grandes expectativas para o novo ano que se inicia!

Em nossa próxima publicação contaremos o que estamos planejando para 2020.