Como criar processos em uma empresa? Se você está com esta pergunta na cabeça significa que já está pensando em BPM. E para que isso dê certo, é muito importante ter em mente que não basta definir e mapear os processos, é preciso criar uma cultura efetiva de processos na empresa, que se perpetue e tenha resultados. Esforços desconexos, sem planejamento e liderança, não ganham sinergia e acabam não sendo aplicados. É muito importante ter o apoio de todos, a começar pela alta gestão, que deve estar convencida da real necessidade de criar processos em uma empresa. Se você já decidiu pela criação de processos na empresa, conheça uma lista com 10 passos para concretizar este objetivo

1- Comunique a todos: – Vamos criar processos na empresa!

Uma campanha de endomarketing informando todos os colaboradores sobre esta nova perspectiva na empresa e sua importância estratégica deixará claro o que se espera de cada um e os resultados que se pretende alcançar. Ela deve permear todo processo, mostrando avanços, novidades e que ponto da criação dos processos na empresa esta ocorrendo naquele momento. Ela deve ser motivadora, pois é fundamental o engajamento de todos.

2-  Formalize um escritório de processos

escritório de processos será responsável por toda gestão da criação de processos para a empresa, pesquisando metodologias e ferramentas, buscando as melhores práticas e mantendo estrita relação com os objetivos estratégicos da empresas.

3–  Defina a Cadeia de Valor Agregado da Empresa

Toda empresa busca satisfazer necessidades de clientes por meio de uma série de atividades coordenadas que culminam com a entrega de um produto ou serviço. Para criar processos em uma empresa é preciso ter bem definida esta cadeia de valor.

4- Relacione processos com a estratégia corporativa

Tenha claro em sua mente que os processos criados em uma empresa devem ter estreita relação com sua estratégia de negócios. Tudo que será definido deve ter como objetivo levar essa estratégia a ser bem sucedida. É preciso saber como cada processo contribuirá para isso.

Veja também: Alinhamento de processos de negócio com a estratégia corporativa

 5- Defina prioridades para criar processos na empresa

Quais processos devem ser priorizados e são mais importantes para atingir os resultados definidos pela estratégia da empresa? Comece por eles, evitando que sua iniciativa de implementar o BPM na organização se torne uma longa e interminável “novela”. É preciso mostrar seus benefícios, comprovar resultados e ganhar cada vez mais adeptos de forma prática.

6– Mapeie os processos (AS IS)

Para criar processos em uma empresa é preciso saber como eles estão ocorrendo naquele momento. Mesmo que essas atividades não estejam formalizadas é preciso definir claramente, entre outros pontos importantes:

  • Informações sobre processo
  • Lista das atividades e sua ordem
  • Descrição dessas atividade
  • Quais os caminhos lógicos do processo
  • Problemas e gargalos

Veja mais detalhes importantes desta etapa: O que é mapeamento de processos AS IS?

Como criar processos em uma empresa? Se você está com esta pergunta na cabeça significa que já está pensando em BPM. E para que isso dê certo, é muito importante ter em mente que não basta definir e mapear os processos, é preciso criar uma cultura efetiva de processos na empresa, que se perpetue e tenha resultados. Esforços desconexos, sem planejamento e liderança, não ganham sinergia e acabam não sendo aplicados. É muito importante ter o apoio de todos, a começar pela alta gestão, que deve estar convencida da real necessidade de criar processos em uma empresa. Se você já decidiu pela criação de processos na empresa, conheça uma lista com 10 passos para concretizar este objetivo

Deixe uma resposta

Fechar Menu