A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do Núcleo de Gestão de Processos – NUPROC-SED com o apoio do EPROC realizou a análise e o diagnóstico do processo de Emitir Documentação Escolar o qual culminou na disponibilização de 04 novos serviços digitais no portal de serviços do Governo de SC.

A iniciativa de melhoria desse processo, priorizada pela Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da SED, trouxe uma ampla reflexão da equipe de trabalho na forma de como esse processo era realizado, identificando os gargalhos, as desconexões e as dificuldades na execução do processo. Não havia uma padronização quanto a execução das atividades que chegavam de diversas formas, muitas vezes com informações incompletas o que dificultavam a elaboração das respostas aos requerentes.

A partir dessa reflexão e do entendimento de como o processo era realizado até o momento, iniciou-se as discussões para proposição das melhorias no fluxo do processo, o qual possibilitou a disponibilização dos 04 serviços 100% digitais aos cidadãos.

“A oferta digital desses serviços reduz a necessidade de deslocamento do cidadão para solicitação, além de otimizar e padronizar as entradas das solicitações na Secretaria da Educação”, destaca o diretor de Planejamento e Políticas Educacionais, Altir Webber de Mello Neto no post publicado pela SED em 15/12/2020.

Como acessar

Os serviços foram disponibilizados no portal de serviços do governo no dia 14/12/2020 e todas as solicitações devem ser feitas diretamente no Portal de Serviços do Governo, onde o requerente também poderá acompanhar o andamento do processo e imprimir o documento, sem sair de casa.

Os serviços estão disponibilizados e podem ser visualizado acessando os links abaixo. Neles, os cidadãos também encontram todas as orientações sobre os requisitos, as etapas, além de um arquivo com as perguntas mais frequentes sobre cada tipo de documento.

Solicitar atestado de regularidade de estudos

Solicitar documentação de escolas desativadas

Solicitar certificados e declarações parciais de proficiência do ENEM/ENCCEJA/Exames Supletivos

Solicitar equivalência de estudos realizados no exterior